Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 14 de junho de 2015

O Escotismo e a Juventude Hitlerista.


Conversa ao pé do fogo.
O Escotismo e a Juventude Hitlerista.

                   Outro dia um jovem escoteiro perguntou-me se Baden-Powell teve alguma ligação com Hitler para que o escotismo e a Juventude Hitlerista tivessem a mesma composição e atuação do escotismo no mundo. É um tema espinhoso, pois muitos dos nossos jovens de hoje desconhecem sobre a verdade da segunda guerra mundial e do holocausto dos judeus pelos nazistas. Não sou um estudioso do tema, e peco por vezes em ter conhecimentos que não tenho. Nunca entrei nesta seara e o que li guardei só para mim e achava melhor não discutir ou mesmo comentar o que os arquivos contam. Hoje pela manhã vi na TV um documentário sobre o que Hitler e seus comandados acreditavam e o que fizeram junto à juventude de diversos países inclusive o Brasil. Vide a ficção do filme Os meninos do Brasil. Tocou-me muito o documentário, pois desconhecia quase tudo que se narrava ali. Vejamos algumas notícias sobre o que realmente aconteceu entre Baden-Powell e Hitler, nos anos que antecederam a segunda guerra mundial.

Criador do escotismo discutiu alianças com emissário de Hitler

O criador do escotismo, Lord Baden-Powell, teve contatos com representantes de Adolf Hitler dois anos antes do início da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de discutir uma possível aliança com a Juventude Hitlerista. Segundo publica hoje a imprensa britânica, documentos desclassificados pelo MI5, a agência de contra-espionagem do Reino Unido, indicam que os encontros entre o criador dos escoteiros e o então embaixador alemão em Londres, Joachim von Ribberntrop, deixaram as autoridades em alerta. Enquanto ocorriam as reuniões, as autoridades tinham detectado um repentino aumento de excursões ao Reino Unido da Juventude Hitlerista (Hitlerjugend), que tinham lições sobre antissemitismo e pregavam a supremacia da 'raça ariana'. Os documentos secretos mostram que Baden-Powell não escondia sua admiração pela ideologia nazista e o movimento juvenil alemão, como aponta, por exemplo, uma nota interna que escreveu após uma visita em 1937 do alto dirigente Hartmann Lauterbacher.

Em outra ocasião, após jantar com o embaixador Von Ribberntrop, considerado o arquiteto da política externa de Hitler, refletiu em uma carta sua intenção de aproximar as duas organizações para manter a paz entre os dois países. "O (embaixador) vê o escotismo como uma poderosa agência para alcançá-lo se pudermos manter laços estreitos com o Movimento Jugend da Alemanha. Disse a ele que estava totalmente a favor de qualquer medida que favorecesse o entendimento entre nossos países", escreveu. Baden-Powell, que considerava "Mein Kampf" ("Minha Luta", de Adolf Hitler) um "livro maravilhoso", confirmou mais adiante que o diplomata o tinha convidado a viajar para Berlim para ter um encontro com o próprio Hitler.
No entanto, os relatórios do MI5 revelam que o criador dos escoteiros foi, na realidade, uma vítima do jogo duplo dos alemães.

A Juventude Hitlerista.

A Juventude Hitlerista  era uma instituição obrigatória da Alemanha Nazista para treinar os mais jovens de acordo com seus interesses. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha sofreu severas punições internacionais por ser considerada a responsável pelo conflito e por sua longevidade. Em meio a um cenário de pobreza e ausência de esperança, o jovem Adolf Hitler conquistou muitos seguidores com seu discurso enérgico, renovando as esperanças de um povo e fazendo-o acreditar na sua superioridade sobre os demais. Hitler assumiu o comando da Alemanha em 1933 e oficializou um programa de limpeza étnica e de expansionismo da raça que chamava de ariana. Assim, o Nazismo tomou conta do Estado. A Alemanha Nazista e as ambições de Adolf Hitler foram marcadas por várias práticas e instituições encarregadas da promoção da raça ariana. Uma dessas instituições foi à chamada Juventude Hitlerista. Hitler não acreditava que as escolas públicas fossem capazes de doutrinar os mais jovens da maneira adequada, criando uma instituição própria para isso.

O comando da Juventude Hitlerista foi dado a Baldur von Schirach e, pouco tempo depois, Hitler extinguiu todas as organizações de jovens que não fossem nazistas. A organização pulou de cerca de 100 mil membros em 1932 para quase oito milhões de membros em 1938. Com a crescente militarização e as pretensões de guerra cada vez mais evidentes por parte da Alemanha, uma lei obrigou a convocação de todos os jovens alemães para integrarem a Juventude Hitlerista. Os pais que se recusavam estavam sujeitos à prisão e seus filhos eram enviados para orfanatos ou qualquer outro local determinado pelos nazistas.

A Juventude Hitlerista promovia intensa doutrinação dos jovens alemães. Entre seis e dez anos de idade, as crianças estavam submetidas ao aprendizado nazista, que era avaliado e o desempenho registrado em livro. Aos dez anos de idade, as crianças faziam testes de atletismo, de acampamento e de história nazificada, fazendo juramento de devoção a Adolf Hitler e à pátria. Essas duas etapas A superioridade da dita raça ariana e o desprezo pelos indesejáveis eram os principais ensinamentos da Juventude Hitlerista, com ódio especial atribuído aos judeus. A Juventude Hitlerista terminava aos 18 anos para os meninos, quando eram transferidos para a Cooperação pelo Trabalho ou para a Wehrmacht (Forças Armadas), e aos 21 anos para as meninas, quando já haviam recebido o treinamento necessário da maternidade e dos afazeres domésticos segundo o nazismo.

                     Finalmente, ao ver quais os propósitos de Adolf Hitler, BP se afastou completamente de suas idéias e quando se iniciou a guerra fez de tudo para ser um oficial britânico na linha de frente. Não aceito devido ao seu trabalho com os Escoteiros conforme já narrei em artigo anterior. Lembro que centenas de Escoteiros do mar e outros deram excelente colaboração na retirada dos soldados aliados em Dunquerque (França) e muitos foram condecorados por atos de bravura. Existem centenas de relatos sobre estes fatos que podem ser facilmente pesquisados nos dias de hoje.

Obs. A Evacuação de Dunquerque, ou Operação Dínamo, entre 26 de maio a 4 de junho foi uma notável operação militar na Segunda Guerra Mundial com a retirada por mar sob intenso bombardeiro alemão de quase trezentos e quarenta mil soldados aliados. Os Escoteiros Britânicos deram enorme contribuição reconhecida até hoje pelas autoridades Inglesas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários