Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 4 de dezembro de 2011

NORMAS E REGULAMENTOS - Fasc. 07


NORMAS E REGULAMENTOS   fasc.07

“Para um bom explorador, seguir as pistas torna-se um costume. Sem saber, ele esta sempre em busca de” pistas “, enquanto se ocupa de outros serviços”.
O Escotismo é uma arte em que a gente se exercita a vida toda, mas dificilmente um homem “branco” chega aquela perfeição a que tem um indígena (sudanês, Bosquímano da África do Sul, Gonds da Índia ou negro Australiano). Onde o branco supera o indígena é no uso da inteligência para descobrir o significado dos sinais. Pôr pistas, não se entende só os passos, tudo aquilo que envolve sentidos, é pista.
Uma vez, uma menina inglesa me desafiou na interpretação de pistas.
- A filha do Lorde Meath, um dia no Jardim, descobrindo pistas no chão perguntou-me que pistas eram. - Respondi: “do gato comum” - E ela: - De que cor era o gato?”- Olhei no chão e nos galhos das arvores vizinhas. Não havia nenhum sinal. Então ela me respondeu:” O gato era de cor morena clara “. Perguntei-lhe -” Como é que você sabe? - e ela: - “Eu vi o gato passar...!”.
BADEN POWELL

 A MINHA ESPOSA, QUE SEMPRE ME INCENTIVOU E APOIOU.

         - Os sons se misturavam nos quatros cantos do pátio. Era uma “algazarra” dos jovens, um calmante para os nervos, e um remédio milagroso para “aqueles dias” em que uma amargura profunda invade todo o nosso corpo e nossa mente.
    Eu tinha aprendido com “Velho”, a ver o lado bom das coisas, aprender a esquecer e compreender melhor o egoísmo a prepotência e a falta de amor que de vez em quando aparece em nosso movimento, pôr pessoas que Infelizmente não tem nenhum “Espírito Escoteiro” e que existem em qualquer organização. Não há como fugir delas - Ainda me lembro das palavras dele, ditas com tanta profundidade que me marcaram profundamente.
     - A Sala Grande, já estava infestada “daquele aroma adocicado, através de grandes baforadas” dada em seu cachimbo. Seus olhos azuis e pequeninos piscavam de um lado para outro.
 - “Fazendo a felicidade dos outros, você será feliz! Eram às palavras do nosso Fundador. O tempo tem mudado muito alguns princípios e filosofia do Escotismo. Não dá para escolher bem aqueles que estão vindo agora e sem esquecer também alguns que vieram há algum tempo. Mas quando você estiver amargurado, deprimido com atos e fatos de outros, procure se isolar em um canto da área de reuniões das sessões, e veja de longe a movimentação dos jovens. É um verdadeiro bálsamo!.
     - Se concentre primeiro na energia, depois nos sons produzidos e finalmente nos rostos deles. Olhe do mais novo aspirante  ao mais antigo. Corra a vista na Alcatéia, na tropa escoteira, nos seniores e  nas sessões femininas. Estas darão para você uma energia nova pois fazem tudo com amor. Não olhe para os Escotistas. Só os jovens. Em poucos segundos o “remédio” começa a fazer efeito”. O " Velho " falava pausadamente, como se estivesse passando pela minha situação. Tinha suas artimanhas, seu sorriso meio cínico mas também suas horas de amargura, que tanto podia ser dele como de outros. Eu sabia de suas maluquices, mas todas com bom senso para que a vovó não sofresse com isto.
     Tudo havia começado na ultima semana, durante a reunião quinzenal da Comissão Executiva na casa do Diretor Administrativo ( na 1a.quinzena na sede e na 2a. em casa de um deles), nosso Presidente, cujo filho já não estava no Grupo, mas que tinha uma dedicação enorme (foi escoteiro quando jovem), comentou que um amigo dele, de outro grupo estava muito preocupado com a situação pois fora feito uma intervenção do Distrito e com apoio da Região no Grupo Escoteiro, visando resolver problemas internos.
     O pior é que tudo foi feito de surpresa. O Grupo estava passando pôr uma situação difícil  entre antigos e novos membros e sem um aconselhamento e supervisão do distrito ou da região foi nomeado um interventor com todos os poderes que os nossos regulamentos o permitem. Claro que tal tipo de situação no Escotismo não pode acontecer, mas acontece. O comissário estava envolvido e até a própria região também. E agora,  sem aviso dizem que o Grupo está sob intervenção!. Aquela atitude brusca, sem conversar, discutir com os pais, que involuntariamente foram envolvidos e estão  vendo seus filhos passarem por situações desastrosas (seus chefes foram suspensos) revoltava a todos. Infelizmente, a Direção Regional não tomou uma atitude madura. Esqueceu dos pais, dos diretores , pessoas adultas que ali estavam para colaborar e vendo tudo aquilo acontecer, sem entender  e achavam melhor se afastar. Não era aquilo que lhes foi falado quando da admissão dos seus filhos.
     Quando comentei o assunto com o "Velho" ele foi ficando vermelho, balançava a  cabeça de um lado para outro e deu uma explosão, que achei parecida com a fusão nuclear!. ( apesar de não conhecê-la pessoalmente!).
     - Imbecis!  Idiotas! Estão destruindo o movimento! - Tentei acalmá-lo , explicando os motivos que levaram o comissário a tomar aquela atitude.
     -  “Não quero saber dos motivos, gritou ele”- Já disse, estão destruindo o movimento!. - Prepotentes é o que eles são!. Vovó veio correndo e conhecendo suas crises, conseguiu acalmá-lo.
     - Passado alguns minutos de silencio total na sala, o "Velho" começou a “baforar” lentamente, e sua respiração voltou ao normal.
     - Já não se faz Escotismo como antigamente. Muitos são investidos em cargos sem compreender a responsabilidade de sua função e não tem competência para exercê-los falou o "Velho". Um espertalhão qualquer sem eira e nem beira, entra no movimento e logo já é um “Papa”. Vem com a ladainha já conhecida pensando que esta ajudando e só vê aquilo que interessa. Ora, temos direitos e deveres! - Todos nós somos obrigados a conhecer nossas normas e leis. O POR , os Regulamentos da UEB,  Região e Grupos não podem ser motivos de desconhecimento. Afinal o “Papa” só sabe fazer o óbvio dele?.
     - Veja bem, (continuou ele) o Grupo Escoteiro é a verdadeira razão de o movimento existir. Os distritos, regiões e a UEB são complementos para disciplinar e dirigir a organização. Custava o imbecil averiguar, reunir os dirigentes do Grupo, tentar até o ultimo recurso uma solução que não prejudicasse os jovens , mas não, coloca outro idiota qualquer para resolver um assunto que desconhece e com plenos poderes para fazer um monte de besteiras! (suspendeu os chefes, exonerou a Comissão Executiva e colocou dois Escotista do seu grupo de origem)
     - O pior, (continuou) é que a própria Região da apoio sem realmente saber o que aconteceu! Veja só, temos Conselho de Pais, de Grupo, fazemos reuniões, mostramos a eles as vantagens do movimento, lá estão seus filhos, acreditando na Lei e na Promessa, falando em democracia e vem o autocrata nazista tomar a atitude que lhe é conveniente. Este paspalho está ajudando e muito o Movimento Escoteiro. - O "Velho"   não tinha papas na língua. Seu linguajar podia ser amistoso ou ... Sentado no pé da escada que leva a biblioteca, eu contemplava a tropa das escoteiras no pátio, cantando uma velha canção. Era uma novidade para mim. Aquelas jovens cheias de energia e graça, cantavam bem melhor que os escoteiros, disso eu não tinha a menor duvida. Eram ainda mais disciplinadas e organizadas. Bem vinda a Co-educação.
     Meu pensamento corria a “mil” pôr hora. Dos jovens na reunião ao Grupo que sofrera a intervenção e as palavras do "Velho".
     - “Se continuar assim vou abrir um escritório especializado para dar assistência aos abnegados que ainda acreditam que o movimento tem um futuro promissor. Chega de prepotência. Ninguém pode tomar atitudes insensatas e sem provas concretas. São maneiras antidemocráticas e que não levam a nada. Se eu conheço as regras o Comissário também tem a obrigação de conhecer. Se ele passar na minha frente vai ouvir poucas e boas!
     O "Velho" era duro na sua maneira de falar. Mas no fundo seu coração falava mais alto e eu sabia que ele queria o bem do movimento como ninguém. Amava tudo aquilo que fez a vida toda.
     Um lobinho Pata Tenra passou pôr mim, parou, ficou em posição de sentido e disse: _ “Melhor possível chefe! “- Fiquei em pé e sorri meio sem jeito retribuindo a saudação. Melhor possível!. Melhor Possível...
     - Ah, Esses meninos maravilhosos e suas maravilhosas poses e sorrisos...
                                                       O... PATA...TENRA...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários