Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O QUE SÃO E O QUE FAZEM OS ESCOTEIROS - Fasc. 45

-->
O QUE SÃO E O QUE FAZEM OS ESCOTEIROS       
                          Fasc. 45

É um grande jogo, ele dizia sempre,
-          Seja bem vindo, divirta-se educando!
-          Aceite as regras, são simples mas sinceras,
Não complique as coisas, continue acreditando.
Você não vai modificar o mundo, mas para
Uns poucos, serão agradecidos se você for ajudando!                                           O PATA TENRA

A UM AMIGO, JÁ FALECIDO, QUE DEU UMA VIDA AO MOVIMENTO ESCOTEIRO E SOUBE ME MOSTRAR UM CAMINHO A SER SEGUIDO.

CAPITULO I


- Não discuti na época e nem pretendo discutir novamente. Agi de acordo com minha consciência e se tivesse de fazer de novo, sem sombra de dúvidas que o faria!
- Claro, eu sabia que haveria mil vozes gritantes a me chamarem de prepotente e o movimento perderia com aquela atitude. Quiseram até abrir um processo contra mim, mas eu não dei à mínima e nem fiquei preocupado. Sempre disse que o Escotismo é quem precisava de mim e não o contrário. – O "Velho" falava pausadamente. Parecia cansado e sua tez enrugada mostrava a cada dia uma teimosia própria de alguém que não via uma luz no fim do túnel. Mas como  um bom escoteiro não entregava os pontos.  - Continuou o "Velho" - Foi um curso maravilhoso. 28 alunos treinados e adestrados em conjunto durante quatro anos consecutivos. Deste o informativo até a Insígnia.  Foi uma experiência que nunca tive em toda a minha vida de adestrador!
- Ele era um excelente Escotista e sua alegria contagiante atingia a tropa que prestava colaboração e cujos resultados já se faziam sentir, apesar do pouco tempo na liderança. - Você sabe que na ultima noite costumo fazer uma confraternização antes do Fogo de Conselho, e sua patrulha ofereceu um jantar a moda nordestina. Lá não se sabe como, apareceu uma caipirinha e não fiquei sabendo dos abusos cometidos com a bebida. No Fogo de Conselho vi que ele estava totalmente zonzo, e podia-se dizer quase bêbado. Deixei-o ficar durante todo o tempo pois não prejudicava os demais. A presença do Comissário Regional e alguns diretores convidados (nunca mais convidei ninguém) foi à conta para o falatório.
- Não foi reprovado. Nunca o reprovaria. E olhe que durante vários anos foi um excelente Escotista. Sabe porque fiz isso? – foi porque conhecia sua vida particular. A importância do convívio no Distrito nos dá a certeza do que fazemos.  O "Velho" parou de falar, e ficou olhando para cima, como a relembrar aqueles fatos do passado.
Tudo começou quando comentei com ele sobre a reprovação de um Escotista do Grupo na Insígnia de sênior do mês anterior. Não entendemos o porque e achamos que faltou a equipe um melhor equilíbrio e conhecimento dos alunos, pois convidaram uma direção fora da nossa área. Paciência. Ele vai tentar novamente.
Ficamos ali conversando e o "Velho" sempre lembrando das centenas de cursos que aplicou e os resultados atuais. Eram poucos os que ficaram. A maioria abandonou o movimento.
Passaram-se algumas semanas e estávamos eu e outros chefes da Tropa Sênior em atividade nos arredores de uma pequena cidade do nosso estado e procurávamos um local para o Acampamento Anual da tropa. Vimos uma cena  de espantar qualquer adulto sério e responsável. Encontramos quatro seniores e três guias, acampados, sozinhos, sem adultos, fazendo um programa que não entendi, elas bem à vontade, não deram a mínima para nós e uma outra andava de mãos dadas com outro sênior que deduzi, devia ser seu namorado! Fiquei sabendo que estavam  ali desde a noite anterior e iriam embora no dia seguinte. No campo onde estavam, só vi barracas. Nada mais. Bem pensei, deve ser o novo sistema de que tanto falam.
Deixamos de lado aquela cena hipotética e achamos um excelente local para acampamento. Contatamos o Chefe da área mais próxima, que ficou de pedir a permissão de praxe. O Acampamento iria se realizar somente dali a três meses.
Interessante que um sitiante próximo, manteve conosco uma conversa informal, e nos perguntou o que era o "tal" do Escotismo. Um dos nosso assistentes começou com aquela lenga lenga de sempre.
- É uma escola de cidadania, que através de idades sucessivas, desenvolve o caráter...etc. etc. Isso me chamou a atenção para um tema meu velho conhecido. Toda vez que queria mostrar as vantagens do nosso movimento a outros leigos no assunto, via que não conseguia atingir o objetivo. Não era diferente do nosso assistente. Participante, eu via com outros olhos todo o sistema, o método e o programa de uma maneira tão simples, que achava um absurdo as autoridades educativas não darem a mínima atenção a um movimento que podia e muito ajudar nos problemas atuais de nossa juventude.
Estava eu em minha casa em um dia de semana, e sem querer vi em um canal de TV, a apresentação de um programa sobre turismo mateiro. Lá estava duas senhoras e um Escotista. Este último bem uniformizado, mostrando sua insígnia e com a indefectível calça jeans. Sua maneira de sentar e se apresentar perante as câmaras não me agradaram. Tinha um olhar enfadonho e meio prepotente para meu gosto. As senhoras respondiam com simpatia as perguntas da apresentadora, mas o Escotista não convenceu. Se eu fosse um leigo não tinha entendido nada. Ele achava que estava dando um curso de adestramento perante as câmaras.
Uma bela oportunidade para um proselitismo do movimento e ali estava mais um que não sabia e não estava preparado para se dirigir ao publico. Sempre é assim. 
Este assunto ficou na minha mente pôr muito tempo.
Era um Domingo como os outros. A diferença foi de chegar na casa do "Velho"  e encontrá-lo no passeio em frente, rodeado de garotos sorridentes a conversarem com ele. Foi uma surpresa pois dificilmente ele agia assim.
Não eram escoteiros pelo que pude perceber. Eram jovens da vizinhança e parece que já o conheciam há muito tempo.
- Vocês não conhecem o Movimento Escoteiro? – pois olhem estão perdendo boa parte da juventude longe dele. Lá vocês teriam outros amigos para ampliar o leque dos que já tem. Poderão tomar decisões importantes para o crescimento e para a formação alem de que terão seu próprio time a decidir o que fazer.
- Não, não terão a obrigação de fazer nada do que não queiram. As decisões são em grupos e democráticas. Irão para o campo  e lá dormirão sob barracas, poderão ver as estrelas, aprender a se guiar pôr elas. Vão aprender a cozinhar, a lavar a louça, suas próprias roupas. Irão jogar os melhores  jogos de suas vidas. Irão praticar transmissões a distancia pôr bandeirolas, pôr Morse através de lanternas à noite, irão usar cordas para atravessar rios, despenhadeiros. Farão escadas de diversos tipos e pontes de diversos tamanhos. Irão também aprender a usar o machado, a respeitar arvores, fazer fogueiras, transmitir mensagens pôr fumaças pré definidas. Irão fazer jornadas, com seus amigos escoteiros, aprenderão a ler mapas, fazer croquis, e se orientar pelas estrelas.
- Estou brincando? – Não . Nada  disso. Eu mesmo fiz tudo isso e muito mais. Se não acreditam, porque não vão até lá e verifiquem com seus próprios olhos?
Entrei e esperei pelo "Velho"  lá dentro. Não queria atrapalhar tão bela conversa.
Sentado no meu banquinho de três pés, fiquei imaginando como colocar de maneira fácil e inteligível, o Escotismo como ele é para os leigos.
Como seria bom que em poucas palavras todos entendessem que ele (o Escotismo) é uma forma importante também nos dias de hoje para ajudar essa juventude que aí está, sem rumo, sem organizações importantes que no passado existiam e que não existem mais.
Os pais estão tão sozinhos para educarem seus filhos e nenhuma organização forte para ajudá-los nesta tarefa. Se soubessem do valor do escotismo para isto, tenho certeza que seriamos outro movimento.
Lembrei também que através de uma emissora (CNN em espanhol) vi algumas propagandas do Escotismo, bem feitas, sem meias palavras e com muita imagem para mostrar a validade do Movimento Escoteiro. Pena que não tenhamos pessoal especializado para isso.
O "Velho"  entrou, me olhou e dentro de sua rotina que conhecia há muitos anos, começamos aquele bate papo gostoso, que muitos como eu desejam, mas não sabem como encontrar.
                                
                               Deixe de lado esta mania de grandeza
                                 Faça seu trabalho. Com poucos mas com certeza.
                                Acredite, cada um vai achar o seu caminho
                                 Pois este jogo é como pedra de moinho
                                Se bem aplicado terás alegrias e não tristezas.

                                                                               O PATA TENRA






Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários