Historias e estorias que não foram contadas

Historias e estorias que não foram contadas
uma foto, de um passado distante

domingo, 4 de dezembro de 2011

TRADIÇÕES,CERIMONIAS,GARBO E... Fasc.02


TRADIÇÕES,CERIMONIAS,GARBO E.... Fasc.02

- É uma pena que um homem tenha que viver sessenta anos para adquirir alguma experiência de vida e a leve para o túmulo, cabendo aos que o seguem começar tudo de novo, cometendo os mesmos erros e enfrentando os mesmos problemas...”“.
                                                                                BADEN POWELL


- A UM DILETO AMIGO E IRMÃO ESCOTEIRO Há QUEM MUITO ADMIRO PÔR SUA CAPACIDADE EM RECONHECER SEUS ERROS DO PASSADO.

     - Tarde de sexta feira, céu parcialmente escuro, temperatura gratificante para mais um encontro com o “Velho”. Para mim, que admirava sua fidalguia e ao mesmo tempo sua anarquia, era realmente uma alegria estas conversas, onde minha mente teria que andar a mil pôr hora para acompanhar o raciocínio estimulante de um homem que viveu o que dizia e transmitia de uma maneira simples e direta suas experiências do passado.
Naquele dia eu acompanhava seus gestos lentamente. À medida que o “Velho” enchia o "fornilho" do seu cachimbo, na mais típica performance inglesa eu me entusiasmava com o estilo da mais pura tradição do "homem do cachimbo”. 
     O fumo irlandês, tabaco preferido pôr ele há muitos anos, era transportado em pequenos feixes com um jeitinho todo especial.
     - Tradições? Ah, Ah. Sua tez enrugada acompanhava o movimento dos olhos e das sobrancelhas já grisalhas, num movimento sincronizado e sistemático, sempre fixos no tabaco que ia sendo colocado no fornilho do cachimbo.
     - Pausadamente, levando segundos e ate minutos para falar, continuou sua eloqüência, minha velha conhecida de muitos anos de convivência.
     - Repare bem num destro - falou - e sua maneira peculiar de colocar o cinto. Tente compreender o recruta na sua marcha junto aos veteranos. Vai ser difícil você acompanhá-lo no dia a dia, pois o sol caminha para o oeste junto ao entardecer. Preste atenção naquele lobinho Pata Tenra no seu primeiro Grande Uivo na Alcatéia...
O “Velho” socava o tabaco de maneira firme e suave. Não olhava para mim. Seus pensamentos poderiam estar em suas palavras ou bem longe dali...
     - Olhe com muita atenção aquele monitor, com seu bastão ao chegar a sede para a reunião, - continuou - Veja seus movimentos. Observe na saudação a sua pose. Veja o garbo. - Com a ponta mais fina do socador do cachimbo, ele "amaciava” a entrada até o fornilho, para sentir se o fumo queimaria pôr igual.
     Piscou os olhos num relance e continuou sua fala como se estive falando para si mesmo.
     - Aquele Antigo Escoteiro, quando vem a sede, se sente orgulhoso em ver que nada mudou.  O garbo na formatura o inicio das atividades, o asteamento da bandeira, a oração, a inspeção, tudo na mesma seqüência e metodologia de sua época. Ele está sentindo o aroma e o sabor das doces recordações do passado.
     O “Velho” colocou o cachimbo na boca, ainda apagado, suavemente. Deu algumas baforadas para sentir que a “piteira” estava macia e o fluxo de ar aberto. Seus movimentos metódicos e sincronizados pareciam um ritual de anos e anos de aprendizado. - Ritual, pensei comigo mesmo...
     - Ele (o Antigo Escoteiro) relembra com saudades da velha moeda da Boa Ação. Do nó no lenço que ainda mantém guardado até hoje. Ouve o Grito de Sua Patrulha e baixinho, acompanha. Do totem, meio descuidado, mas ali está, intacto. Olha ao redor, novas caras, mas com o mesmo carinho de sempre. Como se fosse sua segunda família, ele sente-se bem naquele meio.
     - Mas “Velho”, dizia eu. - Não é isto que me trouxe ate aqui. Tenho dúvidas e procuro algumas respostas, falei.
     - Ele nem me olhou. Mantinha o olhar fixo no cachimbo, como se este sim, tivesse alguma importância.  Com a mão esquerda, de um modo bastante peculiar, segurava o mesmo com a outra mão, e com um fósforo aceso, dava grandes baforadas, ao mesmo tempo em que socava levemente a borda do fornilho.
     A chama e a fumaça expelida, iluminou seu rosto e deu para ver melhor seus cabelos grisalhos, com mechas brancas caindo sobre testa.
Insisti novamente e retruquei.
     - Foi isso mesmo, sem nenhuma duvida, o nosso diretor do Curso Básico da Insígnia Sênior tem outras idéias a respeito quanto as Tradições, Cerimônias e Garbo. Quando levantei dúvidas a respeito como fazemos em nosso Grupo Escoteiro, ele foi sarcástico, como se o sistema dele fosse o certo e não o nosso. E o pior, os alunos riram como se eu fosse de outro planeta.
     - O “Velho” nem piscou. Nada notei de recriminação ou mesmo superioridade com quem não estava ali presente.  Sua atenção estava dirigida a ascender o cachimbo. Mantinha a chama em circulo, e sentindo que este estava no ponto, se refestelou na poltrona de vime já gasta com o tempo, deu grandes baforadas, fechou os olhos e se extasiou com o aroma adocicado expelido em formas de rolos de fumaça.
     - Ele “Velho”, continuei, mostrou o ponto exato, matematicamente onde fica cada um dos participantes. Como se deve dirigir-se a bandeira, o local dos assistentes, totalmente diferente do que fazemos em nosso Grupo Escoteiro! - e olhe. Deu pôr escrito e desenhado, e assinado.
     - O “Velho” abriu os olhos lentamente, e falou sussurrando, não dando para entender se era sarcástico ou se havia sentido em suas palavras.
     - “Tudo o que estamos fazendo, são meios para atingirmos o fim. O fim è a formação do caráter. O Diretor do Curso não esta errado. Aprendeu assim, faz assim, e talvez não tenha a experiência necessária para analisar as vantagens desta cerimônia que pode estar dando certo no seu Grupo de origem. Cheque no presente o que fizemos no passado. Deu certo? Deu? Para que mudar! Quantos antigos nos visitam e se sentem orgulhosos de participar de nossa Cerimônia. O importante è sabermos que estamos praticando cidadania, e estas cerimônias servem para testar e ensinar os nossos jovens nesta prática”.
     Parou de falar, fechou os olhos novamente, continuou a dar grandes baforadas em seu cachimbo, mantendo aquele aroma adocicado meu conhecido de muitas e muitas noites junto aquele “Velho” Escoteiro. Dali para frente, eu sabia que nada mais ouviria dele. Esperei o delicioso cafezinho da Vovó que apareceu com seu sorriso simpático, que me fazia esquecer a 'carranca' do “Velho” naquele momento.
     Era sempre assim, deixava uma ' pitada' de duvida nas suas respostas. No fundo eu entendia bem. Mas o tempo é que mostraria a realidade do certo e do errado. Teria que ver os jovens crescer e mostrar que o Escotismo praticado daquela maneira tinha ou não sua razão de ser. 
     Seguindo pela rua deserta, já noite alta, ruminava o quando devemos mudar. Quem sabe è a mentalidade de certos dirigentes do nosso Movimento.
Eu não podia decidir sozinho qualquer mudança. Éramos uma equipe no Grupo. Minha euforia de ' fim' de curso teria que ser mais cuidadosa.  Analisava o andamento do Curso e alguns tópicos importantes. Cada um dos alunos deveria ver suas necessidades dentro de seu Grupo Escoteiro.
     O aroma adocicado do cachimbo do ' Velho' parecia ter grudado em minhas narinas e me perseguia enquanto seguia para minha casa naquela noite clara e fresca que prenunciava um inverno gostoso.
                                                                                                                           
                                                               O...PATA...TENRA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pelos seus comentários